quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Era uma vez um sonho

Era uma vez um pequeno grupo de intelectuais, leopoldinenses por nascimento ou adoção, que se uniu para criar uma instituição na qual as mais diversas artes pudessem ser valorizadas e divulgadas. O objetivo maior era contribuir com o desenvolvimento da cena cultural de Leopoldina. Assim, nasceu, no dia 13 de fevereiro de 2008, a Academia Leopoldinense de Letras e Artes. 

No início, contava com apenas oito integrantes, mas, a pouca quantidade era inversamente proporcional à forte expressão cultural que cada um carregava consigo. Os oito formavam um grande time: Ronald Alvim - brilhante médico e escritor; Luiz de Melo – renomado professor e mentor intelectual de muitos ex-alunos; José Gabriel – grande maestro leopoldinense; Glória Barroso – artista plástica, escritora e professora; Déa Lustosa – artista plástica; José Barroso – sociólogo, jornalista e escritor; Arnaldo – radialista e professor e José do Carmo – advogado e escritor. A força que cada um trazia foi a mola propulsora do sucesso que a Academia alcançou desde sua fundação. 

Dez anos depois, a ALLA conta com 25 acadêmicos que não deixam apagar a chama que um dia se acendeu e, a cada dia, buscam agitar ainda mais o lado cultural da cidade e manter a tradição de Leopoldina. Para uma maior agregação, em 2016 foi criada a Academia Jovem – hoje com 17 integrantes, uma forma de atingir o jovem público de maneira mais efetiva. Seus integrantes são escolhidos entre os vencedores do Concurso Literário promovido anualmente pela Academia. 

Para comemorar seus 10 anos de fundação, a ALLA juntou-se a outras instituições culturais da cidade e promoverá em Leopoldina a I FLILEO – I Festa Literária de Leopoldina, que acontecerá entre os dias 19 e 26 de maio de 2018. Um grande evento para abrilhantar essa data tão especial para a Academia. 

Os acadêmicos agradecem a todos que os prestigiam nos eventos promovidos pela ALLA e o apoio que sempre receberam da população.

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa de realizar a I FLILEO - Festa Literária de Leopoldina.
    Meu abraço saudoso de Leopoldinense ausente, morando aqui em terras de Santa Catarina.
    Saudações literárias,
    Elizabeth A.C.M.Fontes

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos pelos cumprimentos e pelo seu apoio, Elizabeth. Esperamos continuar merecendo sua atenção.

    ResponderExcluir

Favor informar endereço de e-mail para resposta.