Cadeira 06AJ: Padre Zeferino de Abreu

Discurso de Posse da Acadêmica Jovem Kailany Maria da Silva Aleixo

Boa noite a todos,

Meu nome é Kailany, sou do distrito de Piacatuba e estudo na Escola Estadual “Dr. Pompílio Guimarães”.

Minha paixão pela leitura começou no 6º ano e, a partir de então, também fui me dedicando à escrita.

Esse ano tive a oportunidade de participar do projeto da biblioteca de minha escola e fiquei motivada a fazer uma poesia. Recebi um incentivo muito grande da bibliotecária Jenaína e acabei criando a poesia para participar do Concurso da ALLA.

Escolhi como meu patrono o Padre Zeferino de Abreu após uma conversa com o meu professor de história João Paulo. Achei interessante sua trajetória de vida, envolvendo o distrito de Piacatuba.

O Padre Zeferino nasceu na cidade goiana de Curralinho, hoje Itaberaí, no ano de 1863 e faleceu em Piacatuba, Leopoldina, MG, no dia 16 de novembro de 1913, vítima de uma epidemia de varíola que assolou a região e sua paróquia no distrito de Piacatuba, sendo enterrado no cemitério local.

Foi ordenado pelo Arcebispo Dom Silvério Gomes Pimenta no dia 10 de outubro de 1905. Logo em seguida, no dia 15 de outubro do mesmo ano, assumiu a direção da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Piacatuba. 

Quando aconteceu o surto da epidemia de varíola, o Padre Zeferino e o sacristão Cristovam Alves, que tanto ajudaram no seu combate, terminaram atingidos. Ambos faleceram, apesar dos esforços médicos. 

É considerado o primeiro escritor goiano a publicar livros de contos e usava sempre o pseudônimo de José da Piedade. Publicou Contos Sertanejos, em 1899, e Contos Reais, em 1910, pela Tipografia São José, de Cataguases, MG.

Eu fico muito feliz e emocionada por esse momento e agradeço a minha diretora Ana Cláudia pelo apoio e carinho. Agradeço aos acadêmicos da ALLA pela oportunidade de viver esse momento e dizer que vou me empenhar, dando o meu melhor para divulgar a leitura e a escrita em minha escola, incentivando os meus colegas a se apaixonarem pela leitura.

Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor informar endereço de e-mail para resposta.