Cadeira 02AJ: Aline Monteiro Gomes

Discurso de Posse do Acadêmico Jovem: Yuri Esteves Werneck Portela

Sempre tive um sonho, e foi isso que me trouxe até aqui. Aprendi a escrever poesia há um ano, com a minha professora tia Dani; e este ano, com minha atual professora tia Lilian, continuei tendo o incentivo à escrita de poesias. Entrei na ALLA Jovem por meio do terceiro concurso literário, ao apresentar minha poesia que fala do meu sonho. Hoje me sinto muito feliz e realizado por me apresentar como membro da ALLA Jovem de Leopoldina.

Durante uma das reuniões da ALLA Jovem, foram apresentados a nós sugestões de patronos que poderíamos escolher. Ao ler as sugestões, o nome “Grupo Escolar Ribeiro Junqueira”, em uma das descrições, me chamou atenção e me despertou curiosidade pelo fato de, atualmente, minha tia Wilma Portela estar na direção dessa escola. Logo iniciei uma pesquisa sobre Aline Monteiro Gomes, mais conhecida como Tia Aline, que foi ex-professora do Grupo Ribeiro Junqueira, proprietária e professora do Jardim de infância da Rua Custódio Junqueira, e descobri que minha mãe foi aluna dela durante um tempo. Isso me animou ainda mais.

Quanto mais pesquisava, mais me interessava. De acordo com o relato de seus ex-alunos, tia Aline era uma professora muito especial e a escolinha tinha uma proposta bastante inovadora: incentivava muito a literatura e principalmente estimulava seus alunos a desenvolver a criatividade; ponto que mais chamou minha atenção, por me considerar uma criança extremamente curiosa e criativa. E é com grande honra e carinho que escolho Aline Monteiro Gomes como minha patrona.

Gostaria de agradecer a todos aqui presentes, e dizer que fico muito feliz de participar de um evento cultural e literário tão importante para Leopoldina. Agradeço também a tia Dani que, como já disse acima, me ensinou a produzir poesias; tia Lílian, que me apoiou quando participei do concurso e me fez desenvolver ainda mais minhas habilidades; a tia Erika e a Conceição, por comemorarem comigo essa vitória; a Ana Cristina, professora e membro da ALLA, que me ajudou nos processos de inscrição do concurso; a Glaucia, por todo carinho de sempre; a minha Irmã Lanna, que sempre me incentivou e acompanhou nas reuniões; ao meu pai e a minha mãe, que estiveram sempre ao meu lado; enfim, agradeço a toda a minha família.

Agradeço também a todos os membros da ALLA, que me acolheram com muito carinho, e são responsáveis pela minha presença aqui hoje. Mais uma vez, agradeço a oportunidade. Obrigado a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor informar endereço de e-mail para resposta.

Postagem em destaque

Regulamento do V Concurso Literário da ALLA