quarta-feira, 5 de julho de 2017

Notícia sobre as inscrições para o IV Concurso Literário

Em fevereiro de 2017, a Academia Leopoldinense de Letras e Artes publicou o regulamento de seu IV Concurso Literário. A partir de então, ficamos sempre na expectativa, pois lançar um Concurso Literário é sempre um desafio para todos nós. Muitas incertezas pairam. Será que teremos candidatos? Como será a recepção nas escolas? Será que os professores incentivarão seus alunos? Será que os alunos se interessarão em participar de um concurso nestes tempos de tanta distração promovida pelas mídias?

Mas, apesar das apreensões, ficamos sempre na esperança de termos público para a empreitada. A cada edição, procuramos aperfeiçoar o regulamento para que seja sempre mais claro e abrangente e, também, esclareça as dúvidas do ano anterior. A cada edição, estamos, como costumamos dizer, “fazendo um trabalho de formiguinha” e vamos conquistando nosso público. 

Nesta edição, ampliamos as categorias das inscrições que foram direcionadas para: Poesia, Cartum/Charge, Conto, Resenha, Crônica e Relato de Experiência. Essa última direcionada para um público muito específico: os professores. Foi uma tentativa de homenagear aqueles que se destacam em suas práticas pedagógicas e promovem uma reflexão sobre a profissão.

Enfim, após o término do período de inscrições, tivemos um saldo muito positivo. Foram 256 obras inscritas, sendo: 205 autores de 35 cidades, 19 escolas e 21 professores envolvidos.

Um dado que não podemos deixar de comentar é a participação dos escritores/estudantes do município de Leopoldina: 98 da cidade, 28 de Tebas, 7 de Piacatuba e 3 de Providência. Recebemos também inscrições das vizinhas Cataguases – e de seu distrito Vista Alegre, Recreio e Muriaé. Um reflexo de que nossa região está atenta às manifestações culturais e que a ALLA está conseguindo trilhar um caminho para despertar o autor adormecido dentro de muitos por aí.

Nosso Concurso Literário atraiu, ainda, inscrições de autores das mais diversas regiões do país: : Baependi/MG, Batatais/SP, Belém/PA, Blumenau/SC, Boituva/SP, Brumadinho/MG, Cabo Frio/RJ, Carmo/RJ, Coaraci/BA, Curitiba/PR, Itararé/SP, Ituverava/SP, Jacareí/SP, Jacarezinho/PR, Juiz de Fora/MG, Montes Claros/MG, Natal/RN, Ourinhos/SP, Porto Feliz/SP, Ribeirão Preto/SP, Rio de Janeiro/RJ, Santa Maria/RS, São Carlos/SP, São Paulo/SP, Taubaté/SP e Uberlândia/MG. É a ALLA levando o nome de Leopoldina para o Brasil.

Diante desse sucesso, só temos a agradecer a confiança em nós depositada.

Aproveitamos para lembrar aos inscritos que a seleção dos finalistas será divulgada dia 15 de agosto e a cerimônia de premiação acontecerá no dia 25 de agosto, no auditório do CEFET/MG, em Leopoldina.

Por
Glaucia Maria N Costa de Oliveira
Nilza Cantoni
Secretárias da ALLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor informar endereço de e-mail para resposta.