segunda-feira, 22 de maio de 2017

Círculo de Leitura

Matéria publicada na edição 331 no jornal Leopoldinense de 16 de maio de 2017

Muito se diz sobre a leitura ser um hábito solitário. Talvez por esta razão uma prática venha crescendo entre os amantes da leitura: a formação de grupos que se reúnem mensalmente para conversar sobre o livro do mês. Os Círculos ou Clubes de Leitura das capitais têm sido abordados em jornais e chegou a vez de noticiar o que vai pelas lides literárias de Leopoldina. Há quase um ano, sob a direção da acadêmica Begma Tavares Barbosa, a Academia Leopoldinense de Letras e Artes formou o seu Círculo de Leitura.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, as primeiras reuniões foram realizadas no Museu Espaço dos Anjos e posteriormente foram transferidas para o Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira. Em uma das salas da Biblioteca Municipal Luiz Eugênio Botelho, um grupo vem se reunindo para comentar e trocar ideias sobre a leitura do mês. 

Além do livro escolhido para ser comentado, é comum que um dos participantes informe aos demais, através do grupo de troca de mensagens instantâneas, que está lendo tal ou qual obra. Desta forma, pode surgir o interesse de outro participante que inclui o título em seu rol de leituras programadas. E assim vão surgindo “identidades literárias” antes insuspeitas. 

O Círculo de Leitura é aberto a todos os interessados. É um espaço onde os leitores se encontram pelo prazeroso exercício da fruição literária. Venha conhecer o grupo! Nosso próximo encontro será no dia 18 de maio, às 18 horas, no Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira. Este mês estamos lendo O triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto. Você ainda não conhece a obra? Venha saber como ela foi vista pelos participantes do nosso Círculo de Leitura. Já conhece? Então, venha compartilhar conosco as suas impressões.

Nota: brevemente publicaremos a programação do mês de junho,
comemorando um ano de existência do Círculo de Leitura dad ALLA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário