Cadeira 14AJ: Clésio Heleno de Souza Barbosa

Discurso de posse da acadêmica jovem de Mirella Santos Mattozinhos

Boa noite a todos!

É um prazer inenarrável dizer que, a partir de hoje, faço parte da Academia Jovem de Letras e Artes. Primeiro nós sonhamos, criamos a meta, nos preparamos para a mesma e a conquistamos!

No dia da cerimônia de premiação, fiquei boquiaberta em ter sido chamada duas vezes para receber os certificados, mas ainda assim não havia entrado para a ALLA.

Dia 23, a Escola Estadual Justiniano Fonseca fez a apresentação das obras dos alunos vencedores do concurso. Nesse dia, após todas as obras terem sido apresentadas, a acadêmica Gláucia me fez o convite em nome da ALLA. Estava sendo convidada, por mérito, a me juntar à Academia. Aceitei, claro! No mesmo dia, a acadêmica Ana Cristina elencou-me nomes para que um patrono fosse escolhido, mas preferi escolher alguém que tenha se destacado na cultura de Tebas e assim o fiz.

Clésio Heleno de Souza Barbosa, por si só, era pura arte! Nasceu na comunidade rural dos Coelhos, mudou-se para Tebas quando mais velho, onde ajudou em grande parte das festividades locais, principalmente das infantis. Teve uma participação importante e indispensável no Baile à Chita e no famoso Bloco da Baiana.

Foi grande incentivador do clube dos jogadores Veteranos de Tebas, jogadores de futebol. Clésio promoveu inúmeros eventos de confraternização com os jogadores de Tebas no Clube do Moinho.

Após o falecimento do presidente do Bloco da Baiana, a maior atração no carnaval de Tebas, Clésio e algumas outras pessoas assumiram a responsabilidade de comandar o bloco e assim seguiram em frente.

Ele foi vítima de um acidente trágico de motocicleta ocorrido no dia 23 de junho de 2014. Ele se foi, mas deixou um legado que, para nós, tebanos, será imortal!

Eu queria agradecer a todos que estão presentes aqui hoje, a todos que sempre me incentivaram, tanto na escola quanto fora dela. Agradecer à Ana Cristina por ser tão presente em minha vida e estar sempre me lembrando quem eu sou de verdade.

Agradeço a minha escola Justiniano Fonseca, por sempre ter incentivado e cuidado de todos os alunos como se fossem filhos. Agradeço à minha mãe por estar sempre dando atenção quando leio algo pra ela ou peço alguma dica. Isso é de grande importância!

Devo um agradecimento especial a um amigo, que embora não esteja comigo fisicamente, foi um dos motivos por eu ter conseguido estar aqui hoje. Obrigada, Vinicius, por sempre estar me apoiando e dizendo para que eu siga em frente com o que gosto!

Se estou aqui hoje, todos tiveram grande importância e eu agradeço muito a vocês!

Obrigada, ALLA, por estar me dando a oportunidade de participar da cultura da minha cidade. Sou muito grata a tudo isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor informar endereço de e-mail para resposta.