Cadeira 11AJ: Américo Lobo Leite Pereira

Discurso de posse do acadêmico jovem Hugo Cesar Ferreira


Boa Noite a todos,

Sinto-me muito feliz por estar me apresentando como um membro da Academia Jovem de Letras e Artes de Leopoldina. Foi desenhando um cartum que tive a oportunidade de estar aqui, o que foi uma surpresa para mim.
Com tudo isso, começaram a vir as responsabilidades e tive que escolher meu patrono que foi o Dr. Américo Lobo Leite Pereira, um dos mais talentosos e brilhantes advogados que honraram o foro de Leopoldina. Nasceu em 28 de junho de 1841 e faleceu em 1º de outubro de 1903. Filho do professor e comendador Joaquim Lobo Leite Pereira e de Ana Leopoldina Lobo Leite Pereira. O Dr. Américo Lobo enriqueceu a literatura brasileira, publicando poemas em jornais de Leopoldina.

Foi uma honra poder escolher uma pessoa como essa para ser meu patrono, pela sua história espetacular, não só em Leopoldina, mas como também em Juiz de Fora, Pouso Alegre e Paraná. No decorrer de sua vida, familiarizou-se muito com as orações de Cícero, as Odes de Horácio, as Bucólicas, as Geórgicas e a Eneida de Virgílio. Já bem no final de sua carreira, foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal. 

‘’Minas possui tudo, meus senhores. É de todas as províncias a mais poderosa e a mais rica! Só lhe falta mar. E creiam, se o mar, além, suspira e geme, é porque está longe de Minas’’ - Dr. Américo Lobo

Para encerrar, gostaria de fazer um agradecimento especial à minha professora Ana Cristina Miranda Fajardo, extensivo a todos os professores e a Direção da Escola Estadual “Justiniano Fonseca” e inteiramente à Deus.

Agradeço também a minha família que me proporcionou ser quem eu sou hoje, e a ALLA, que criou esse concurso, do qual tive o prazer de participar e fazer parte dessa Academia tão importante em toda a região.

Serei muito feliz em todos esses anos que ficarei com vocês! 




.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor informar endereço de e-mail para resposta.