Cadeira 19AJ: Rubens Tavares

Discurso de posse do acadêmico
Sérgio Júnior de Ávila Rosa

Boa noite a todos 

Entrei para a Academia Leopoldinense de Letras e Artes por meio do V Concurso Literário da ALLA, no qual fui vencedor com o poema intitulado Admiráveis Memórias. Com infinita alegria, apresento-me como membro da ALLA Jovem. 

Após muita reflexão, escolhi, como patrono, meu conterrâneo Rubens Tavares, que, através da literatura, ressaltava aspectos cotidianos. Ele nasceu em 31 de Outubro de 1923, filho de Durval Jose Tavares e Alcina Almeida Tavares. Já adulto, fixou-se em Teresópolis, foi membro fundador da Academia Teresopolitana de Letras. 

Em seus textos, Rubens Tavares buscava exemplos de amor e bondade humana, que, segundo ele, fecunda, edifica e constrói. Ganhou destaque nos sonetos, publicou Autópsia do tempo 1 e 2, livros que transmitem emoção do começo ao fim. Esses livros estão disponíveis na biblioteca pública de Tebas. Já tive a satisfação de lê-los, a obra aborda os mais diversos temas, transmite emoções em cada verso levando o leitor a uma jornada de auto descobrimento. 

Agradeço a presença de todos, à diretora da E E Justiniano Fonseca, Hortência Almada Fonseca, à professora de Língua Portuguesa Luciana Lacerda, ao incentivo da minha ex-professora de Português, Ana Cristina, e à biblioteca pública de Tebas, na qual tive acesso aos livros de meu patrono, agradeço também aos familiares e amigos aqui presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor informar endereço de e-mail para resposta.