Cadeira 03AJ: Márcia Monteiro Bhering

Discurso de Posse do Acadêmico Jovem: Josué dos Santos de Oliveira

“Escolhi minha personalidade para patrono não porque apenas ouvi contar histórias a seu respeito, mas porque eu a conheci pessoalmente; ouvi testemunhos de amigos e ex-alunos e sei que, espalhadas pela cidade, estão as obras de suas mãos, contribuindo para o ânimo e a cultura dos leopoldinenses. As suas obras foram além dos quadros pintados, marcaram os corações de pessoas que amaram apenas um rabisco de tinta numa tela branca.” 
Márcia Monteiro Bhering nasceu no distrito de Abaíba, em Leopoldina, Minas Gerais, em 22 de Outubro de 1948. Caçula com irmão gêmeo, de um total de oito irmãos, filha de Maria da Conceição de Andrade de Monteiro e José Coelho dos Santos Monteiro, foi criada nesta cidade e cresceu gostando de artes, o que a fez buscar novos horizontes mais tarde. 

Com o passar dos anos, mudou-se para a cidade de Belo Horizonte, onde estudou e formou-se na Escola Linhares. Fez vários cursos, um dos quais o de restauração pela UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto – tornando-se uma exímia profissional em Artes. 

Alguns anos mais tarde, com o adoecimento dos pais, voltou para Leopoldina para poder acompanhá-los e montou o Curso de Arte Terapia para atender as necessidades da população leopoldinense que sempre lhe cobrava algo do gênero. Deu sua contribuição em importantes Instituições de Educação de Leopoldina, como CEFET e Ginásio. Sempre fez suas exposições de artes no Shopping Lac, na Exposição Agropecuária e na Feira da Paz. 

Além dos seus trabalhos artísticos, Márcia Monteiro candidatou-se ao cargo de vereadora pelo Partido Progressista (PP) na aliança PMDB-PP no ano de 2004 e alcançou 29 votos, ficando suplente ao cargo, conforme dados do TSE. 

Em 13 de setembro de 2008, aos 59 anos, Márcia Monteiro faleceu em um trágico acidente de carro próximo a cidade de Congonhas, MG. 

Com a ida de Márcia Monteiro, ficou sua filha única e um neto que carrega seus traços, familiares e amigos. Para um futuro longínquo, deixou suas imagens que ainda falam nos corações dos apaixonados por artes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor informar endereço de e-mail para resposta.