Cadeira 15AJ: Átila Lacerda da Cruz Machado

Discurso de posse do acadêmico jovem Pedro de Oliveira Guimarães


Boa noite!

Primeiramente quero prestar meus sentimentos aos familiares do membro fundador da ALLA, o Senhor José Barroso Junqueira, que nos deixou grande legado.

Em segundo lugar, agradecer aos membros da ALLA que estão me dando a oportunidade de participar da ALLA Jovem, pela escolha da minha poesia, e também, parabenizar os meus colegas escolhidos no concurso deste ano.

Quando fiquei sabendo que deveria escolher um patrono, fiquei muito em dúvida e tive de contar com a ajuda de meus pais. Então, por ter nascido de pais espíritas, minha decisão foi por uma personalidade que contribuiu muito para o movimento espírita Leopoldinense.

Meu patrono é:
Átila Lacerda da Cruz Machado, nascido em Barbacena/Mg aos 22 dias do mês de Dezembro de 1911. Filho do Dr. Áttila Brandão da Cruz Machado que foi dentista e da Sra. Clarieta Lacerda da Cruz Machado, professora.

Sr. Átila muito idealista, chegou em nossa cidade aos 31 dias do mês de maio de 1931, com a responsabilidade de montar a “Estação Radiotelégrafa do Estado de Minas Gerais”, onde trabalhou até se aposentar, estudou latim, francês e alemão, membro fundador do Rotary e da Maçonaria juntamente com seu irmão Carlos Mário Lacerda da Cruz Machado. Construiu o Albergue “Major Zeferino”, a escolinha “Bezerra de Menezes” e “Mocidade Dias da Cruz”.

Casou-se com Herondina da Cruz Machado, com quem teve cinco filhos: Helenice, Lincoln, Maria, Raphael e Mírian.

Foi vereador e durante 49 anos dedicou-se a causa do espiritismo com Jesus, onde criou também seus filhos voltados para formação espírita, incentivando o conhecimento sempre.

Pessoa extremamente solidária com a dor e problemas do próximo, demonstrando no seu dia-a-dia coerência com a sua crença, cativando o respeito e admiração de todos que o rodeavam.

Em 1977 foi-lhe outorgado o título de “Cidadão Leopoldinense”. Autoditada, publicou trabalhos maravilhosos de cunho rotário, político, poético e religioso em Leopoldina e Belo Horizonte.

Desencarnou aos 26 dias do mês de Dezembro de 1980, de forma tranquila, ao lado de sua família que o rodeava de amor e carinho. Foi, na verdade, uma vida justa de um verdadeiro Espírita Cristão, grande Leopoldinense.

Por estes motivos é que escolho o Sr Átila como meu patrono e peço a ele a proteção necessária para ir em frente como ele foi no passado, sempre com Jesus no coração e sabedoria. 

Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor informar endereço de e-mail para resposta.