segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Rua das Flores e de casas antigas parcialmente preservadas

Rua das Flores, por Maria Inês Xavier de Oliveira

Uma das ruas mais antigas da cidade, em 1890 já era citada com este nome. Na década de 1970 teve seu nome alterado, mas logo em seguida a mudança foi revogada, permanecendo a denominação anterior. É popularmente conhecida como rua do Buraco e liga a rua Marechal Deodoro à rua Lucas Augusto. 

Segundo descendentes, a segunda construção à esquerda, com fachada profundamente alterada, era uma casa de morada que foi vendida, em 1895, por herdeiros de Álvaro Casemiro da Fonseca para Francisco José Fernandes. Localizamos a escritura de venda na qual é informado que a casa tinha duas janelas e uma porta na frente, confrontando por um lado com o prédio dos herdeiros do finado Antônio Dunga, por outro com o prédio dos herdeiros do finado Botelho, com fundos até o córrego. 


Ação “Nossas Ruas, Nossa Gente”
Data: 30/09/2025 lançamento da 3ª edição do livro “Nossas Ruas, Nossa Gente”.

O projeto "Nossas Ruas, Nossa Gente" é uma realização da Prefeitura Municipal de Leopoldina, com a colaboração da Academia Leopoldinense de Letras e Artes. O evento faz parte da 10ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais cujo tema em 2025 é “Paisagem Cultural e Patrimônio Toponímico”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor informar endereço de e-mail para resposta.